Com o rompimento de barragem em Sertânia, causa devastação ambiental e morte de animais | Blog Conexão Cumaru

Com o rompimento de barragem em Sertânia, causa devastação ambiental e morte de animais

Moradores de Sertânia relatam que, após vazamento do reservatório de Barreiros, a passagem da água deixou muitos animais mortos e devastaçã...

Moradores de Sertânia relatam que, após vazamento do reservatório de Barreiros, a passagem da água deixou muitos animais mortos e devastação ambiental. No vídeo enviado ao Portal FolhaPE, é possível ver uma árvore e um cavalo sendo arrastados pela força da água (veja em 2:27).


A barragem rompeu nesta sexta (03) e pelo menos 60 famílias de 10 comunidades diferentes tiveram que deixar suas casas. Cerca de 200 família foram atingidas.

Entenda a situação

O Ministério da Integração Nacional, em Brasília, confirmou o vazamento do reservatório Barreiros, no município de Sertânia, na manhã sexta-feira (03). A barragem integra o projeto de Transposição do Rio São Francisco. Cerca de 60 famílias, de 10 comunidades, foram removidas para locais seguros. Segundo a Prefeitura de Sertânia, cerca de 200 famílias residem no trecho que acompanha a vazão do reservatório.

A nota emitida pelo Ministério da Integração diz ainda que as avaliações técnicas feitas até o momento “não apontam risco estrutural ao reservatório”. “A barragem está íntegra, permitindo, inclusive, o tráfego de caminhões para atender a esta situação. As obras emergenciais e mitigatórias para conter o vazamento deverão ser concluídas neste sábado (04)”.

O reservatório fica entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6), parte do Eixo Leste da Transposição. Técnicos das empresas responsáveis pela obra do projeto estão na área tomando medidas necessárias para conter a água. Logo que identificado o vazamento, técnicos da área Ambiental e de Fiscalização do projeto foram de casa em casa alertar os moradores do entorno sobre medidas de segurança.

Ainda segundo o Ministério, as famílias removidas de suas casas foram levadas temporariamente para um ginásio, uma escola municipal, um salão paroquial e uma área de canteiro de obras do Projeto São Francisco – todos localizados na comunidade Rio da Barra. 
Estão sendo providenciados kits de ajuda emergencial contendo colchonetes, material de higiene e mantimentos, dentre outros itens.

No local

A Prefeitura de Sertânia informou que a VPE-320, que liga Santa Maria na PE280 à BR232, passando por Rio da Barra, distrito de Sertânia, segue interditada, já que as águas que saíram do reservatório passaram pela estrada, danificando sua estrutura. Não houve nenhum registro de feridos ou vítimas.

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, disse à reportagem da Folha de Pernambuco que ainda não tem como contabilizar os estragos."O que eu sei é que, neste momento, a água continua percorrendo o município, mas com menos intensidade", disse. Segundo o gestor, a água tem fôlego para percorrer 40 quilômetros, distância entre a barragem e o distrito de Várzea Verde. (Via: Folha PE)

Blog: O Povo com a Notícia

COMENTÁRIOS

Ads
[post_ads]
Nome

Agenda,47,Aniversariantes,12,Anúncios,4,Câmara Municipal,9,Colunista,64,Contato,1,Destaques,13,Educação,69,Eleições em Foco,3,Equipe,1,Esportes,33,Festas e Eventos,140,Galeria de Fotos,428,Guia Comercial,1,Hinos Pátrios,6,História de Cumaru,8,Notícias,670,Parceiros,8,Polícia,103,Política,404,Prefeitura,43,Publicidades,4,Quem Somos,2,Religião,39,Requerimentos,3,Saúde,22,Telefones Úteis,2,Vídeos,14,
ltr
item
Blog Conexão Cumaru: Com o rompimento de barragem em Sertânia, causa devastação ambiental e morte de animais
Com o rompimento de barragem em Sertânia, causa devastação ambiental e morte de animais
https://i.ytimg.com/vi/F4psf3irw_o/0.jpg
https://i.ytimg.com/vi/F4psf3irw_o/0.jpg
Blog Conexão Cumaru
http://www.conexaocumaru.net/2017/03/com-o-rompimento-de-barragem-em.html
http://www.conexaocumaru.net/
http://www.conexaocumaru.net/
http://www.conexaocumaru.net/2017/03/com-o-rompimento-de-barragem-em.html
true
4952470314045982089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts Ver Mais Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por: Home PAGINA POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr May Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy