Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada. | Blog Conexão Cumaru

Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada.

Agreste pernambucano enfrenta grave crise de abastecimento de água Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada...


Agreste pernambucano enfrenta grave crise de abastecimento de água

Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada.
Previsão é de chuvas abaixo da média neste ano por causa do El Niño

O Agreste pernambucano tornou-se a principal fonte de preocupação dos gestores do sistema de abastecimento no estado. Quando o assunto é falta-d'água, em 2016, quatro fatores serão preponderantes para a região ligar o sinal vermelho. A Barragem de Jucazinho, a maior da região, tem apenas 1,4% de água acumulada, o pior volume da história. A obra da Adutora do Agreste, a grande esperança dos moradores dos municípios da área, encontra-se paralisada desde o ano passado e não há previsão de retomada dos serviços. [Veja vídeo acima]
Para piorar, dos 34 reservatórios menores ou  complementares, oito estão em colapso. Ou seja, um quarto desse total apresenta volume acumulado inferior a 2%. E, como se não bastasse tudo isso, a expectativa de chuvas para os próximos quatro meses é de até 40% abaixo da média histórica.
Diante desse quadro crítico, a Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa) vem sendo obrigada a driblar as adversidades. Um sistema de monitoramento de seca implantado há dois anos deu uma última chance de vida ao reservatório, responsável pelo abastecimento de 15 cidades e uma população de mais de 400 mil pessoas.
Barragem de Jucazinho enfrenta o pior nível de água de sua história (Foto: Reprodução / TV Globo)Barragem de Jucazinho enfrenta o pior nível de água de sua história (Foto: Reprodução / TV Globo)
"Pensávamos que Jucazinho estaria seca no fim de 2015. Adotamos medidas, como tirar algumas cidades da dependência de abastecimento, e levamos água de outras regiões. Assim, conseguimos salvar o reservatório, mas a situação é muito grave no Agreste", afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Por causa do problema em Jucazinho, a companhia vem adotando medidas paliativas. Entre elas, a instalação de reservatórios de cinco e dez mil litros em pontos estratégicos que servem de pontos alternativos de distribuição. Pelo menos 40 já foram colocados em Salgadinho, Surubim,Santa Maria do CambucáFrei MiguelinhoVertentesPassiraCumaruSanta Cruz do CapibaribeCasinhasVertente do Lério e Taquaritinga do Norte.
Os reservatórios atendem, de forma complementar, as localidades onde a Compesa enfrenta dificuldade para chegar. "São comunidades que estão em pontos altos ou no fim da rede de distribuição. Como as cidades estão passando pouco tempo com água, nem sempre ela consegue chegar nesses locais mais difíceis. É esse complemento que estamos fazendo agora", explicou o gerente da unidade de negócios do Alto Capibaribe, Mário Heitor Filho.

Do G1












COMENTÁRIOS

Ads
[post_ads]
Nome

Agenda,47,Aniversariantes,12,Anúncios,4,Câmara Municipal,9,Colunista,63,Contato,1,Destaques,13,Educação,68,Eleições em Foco,3,Equipe,1,Esportes,33,Festas e Eventos,140,Galeria de Fotos,427,Guia Comercial,1,Hinos Pátrios,6,História de Cumaru,8,Notícias,665,Parceiros,8,Polícia,103,Política,403,Prefeitura,43,Publicidades,4,Quem Somos,2,Religião,39,Requerimentos,3,Saúde,22,Telefones Úteis,2,Vídeos,14,
ltr
item
Blog Conexão Cumaru: Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada.
Barragem de Jucazinho está com apenas 1,4% de água acumulada.
https://3.bp.blogspot.com/-eRuINqu_f2Y/VtedhB3uIKI/AAAAAAAC5yM/RPfrwud_LrA/s320/IMG_20160221_144735498.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-eRuINqu_f2Y/VtedhB3uIKI/AAAAAAAC5yM/RPfrwud_LrA/s72-c/IMG_20160221_144735498.jpg
Blog Conexão Cumaru
http://www.conexaocumaru.net/2016/03/barragem-de-jucazinho-esta-com-apenas.html
http://www.conexaocumaru.net/
http://www.conexaocumaru.net/
http://www.conexaocumaru.net/2016/03/barragem-de-jucazinho-esta-com-apenas.html
true
4952470314045982089
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts Ver Mais Leia Mais Reply Cancel reply Delete Por: Home PAGINA POSTAGENS Ver Mais RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr May Jun Jul Ago Set Out Nov Dez just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy